Acompanhamos a sustentabilidade dos territórios!
O concelho de Machico, em consequência da sua localização geográfica e condicionantes geofísicas, apresenta uma grande diversidade geológica e biológica. Os exemplares mais significativos encontram-se em áreas classificadas de modo a garantir a sua proteção e conservação, sendo que Machico é atualmente o concelho madeirense como maior número de áreas com estatuto de proteção, de cariz natural, abrangendo parte significativa do seu território.
O Parque Natural da Madeira (PNM), criado em 1982, alberga o Maciço Montanhoso, a Floresta Laurissilva e a Ponta de São Lourenço, três áreas protegidas com elevada relevância regional, presentes todas estas no concelho. Após o estabelecimento o PNM, os esforços regionais de conservação focaram-se nos valores biológicos, com a criação de outros espaços protegidos, como é exemplo a Rede Natura 2000, na qual Machico é representado por 8 espaços para a conservação.
Figura 1:Áreas classificadas no concelho de Machico.
Imagem: Associação Insular de Geografia.
Em 2004, pela primeira vez, estabeleceu-se objetivos de conservação exclusivamente para o património geológico do arquipélago com o Decreto Legislativo Regional n.º 24/2004/M. Posteriormente, em 2015, estabeleceu-se a Estratégia de Conservação do Património Geológico da Região Autónoma da Madeira (Resolução do Conselho do Governo n.º 883/2015), com a criação da rede regional de Geossítios (Figura 3) - elementos geológicos de elevado valor científico, educacional, cultural e estético, o qual justifica a sua importância para a sociedade.
Nesta rede, Machico é representado por 8 sítios– Ponta de São Lourenço, Foz da Ribeira do Natal, Miradouro do Pico do Facho, Grutas do Cavalum, Ribeira Tem-te Não Caias, Terra Baptista e Casas Próximas.
Figura 2:Rede de Geossítios da RAM.
Fonte:Brum da Silveira et al. 2012 – Geodiversidade da Madeira.
Adicionalmente, devido à diversidade geológica do extremo oriental da ilha, o Geossítio da Ponta de São Lourenço é ainda subdividido em mais 8 sítios – Ponta do Bode 1, Ponta do Bode 2, Dunas da Prainha, Prainha, Miradouro do Rosto, Nossa Senhora da Piedade, Porta d’Abra e Estreito – totalizando 15 sítios de elevado interesse geológico no concelho de Machico.
Adicionalmente, em março de 2021 é criada a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira, que volta a reforçar o valor geológico e geomorfológico da Ponta de São Lourenço, com a atribuição da classificação de Monumento Natural através do Decreto Legislativo Regional n. º7/2021/M. Com esta classificação, toda a área de leste do Miradouro da Ponta do Rosto, bem como a área de arribas entre o limite oeste do Monumento e as Dunas da Prainha, situadas a norte da Estrada Regional 214 e a rotunda da estrada da estrada de acesso ao Miradouro da Ponta do Rosto são zonamento tipo II. O zonamento na restante área é de tipo I.
Figura 3:Extrato da Carta Geológica para o concelho de Machico.
Fonte:Brum da Silveira et al. 2012
Cartografia: Associação Insular de Geografia
Legenda:
Brillha, José e Pereira, Paulo (coord.). 2012. Património Geológico. Geossítios a visitar em Portugal. Porto Editora. Porto.
Brum da Silveira, a.; Prada, S.; Ramalho, R.; Madeira, J.; Fonseca, P.; Canha, e.; Brilha, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt.
DREM. 2020. Anuário Estatístico da Região Autónoma da Madeira 2019. Direção Regional de Estatística da Madeira. Funchal.
DREM. 2020. Estatísticas Demográficas da Região Autónoma da Madeira Ano 2019. Direção Regional de Estatística da Madeira. Funchal.
ECOS MACHICO - Desenvolvimento e Sustentabilidade Territorial